Escolhendo a localização – o provedor ideal – para o seu site

Foto do datacenter WPDASH

Qual o melhor provedor para eu hospedar meu site?

Bem, depende de onde está o seu tráfego. De uma forma simplificada, eu diria para escolher o provedor com base nos tempos de ping e evitar os muito baratos porque a economia vem comumente de servidores superlocados e com baixa performance geral. Simples assim.

Testar e experimentar as opções disponíveis sempre faz bem. Isto pode ser crucial e decisivo para seu negócio.

Tiago Bahi

O ping

Ping” é um comando usado no prompt de comando do sistema operacional Microsoft “CMD” . Ele é usado para testar a capacidade do seu computador para se conectar a outro computador usando o protocolo de Internet do outro computador (IP) . Um endereço IP é um número de quatro a 12 dígitos separados em quatro segmentos, cada um separado por um ponto (por exemplo, 192.168.0.1) . Este número identifica exclusivamente um computador e permite que outros computadores para se comunicar com ele.

O comando “ping” é útil para testar seu computador para conectividade de rede . Se o “ping” é bem sucedido, você sabe que o seu computador pode se conectar a outro computador e, portanto, está ligado à rede e pode saber (que é o que nos importa) qual o tempo de resposta do servidor.

Executando o ping

  1. Abra o menu Inicial na barra de iniciar do Windows clicando no ícone do Windows.
  2. Segure o botão com o ícone do Windows no lado esquerdo do seu teclado e pressione a tecla R para abrir a janela Executar.
  3. Digite cmd e pressione [OK]. O Prompt de Comando do Windows será aberto. 
  4. Digite ping seguido pelo endereço IP ou nome do servidor que você gostaria de testar a sua conectividade de rede com. Por exemplo: ping wpturbo.com.br.
  5. Aguarde a resposta do ping. O resultado de cada teste de exibição na tela. Se for bem sucedido , ele exibe a resposta do servidor de destino, bem como o tamanho do pacote de ping e o tempo que levou para o pacote ser enviado e retornar. Se não tiver êxito, ele exibe uma mensagem dizendo que a solicitação expirou.
tela de resultado do ping num computador mac testando um bom provedor para hospedar seu site
ping num terminal mac retornando o resultado do comando

Recomendações gerais

Datacenter nos EUA. Vários provedores usam recursos da Digital Ocean, Amazon Web Services, etc. Não importa se está no leste ou oeste, mas a diferença na consulta de DNS é cerca de 70ms melhor na costa oeste.

Se você vai atender preferencialmente a Europa, escolha a costa leste. Se quer atender Europa, Ásia, Austrália e EUA, opte pela costa oeste.

Se o tráfego é maior na Europa ou África, escolha provedores na Europa. O motivo é que alguns lugares não possuem datacenter confiável (energia irregular, internet ou outras interrupções de serviços públicos na África).

Se o seu público está na América do Sul (como o Brasil), escolha servidores na América do Sul. AWS, Google possuem presença no Brasil com desempenho muito acima do restante dos datacenters locais.

Seu público está só no Brasil ou na sua cidade?

Se o público que você atende é local e você está em busca de bom desempenho, opte por um provedor próximo de você. 😉

Faça o teste com seu servidor e deixe nos comentários o resultado e o nome do seu provedor de hospedagem.

O que mais considerar

Muita gente opta por contratar uma VPS (virtual private server) em um datacenter de renome e faz a própria manutenção do servidor achando que a performance será melhor.

E se estivermos considerando provedores de hospedagem comerciais tradicionais como Locaweb, UOL Host, Hostinger e outros, o desempenho (mesmo o seu VPS estando nos EUA) será melhor que o da hospedagem compartilhada.

Indicação de um provedor para hospedagem WordPress

Recomendamos a WPDASH para a hospedagem de sites WordPress pelos seguintes motivos:

  • Migração gratuita e desconto de 20% em sua primeira fatura. (use o cupom WPTURBO na contratação dos serviços).
  • Preço e pagamento em reais, sem alteração conforme o câmbio do dólar.
  • Servidores Google Cloud Brasil com máxima performance.
  • CloudFlare com WAF e características pro gratuito (sem o custo mensal de 20 dólares).
  • Atendimento e suporte técnico especializado em WordPress e em português.
  • O melhor custo-benefício e o melhor desempenho para hospedagem WordPress
  • Feito para brasileiros por brasileiros.

Mas claro que tem outros bons provedores por aí. Fuja de campanhas insistentes, do tipo GoDaddy, HostGator… As letras pequenas nos contratos ou os erros propositais na forma de fazer a divulgação e venda vão atrapalhar seu negócio.

Mas Tiago… É muito barato e eu estou só começando…

Sempre digo que o teste faz bem. Então… Contrate. Contrate por um período mínimo e experimente. Compare com outros se achar interessante.

O barato pode sair mais caro se não tomar cuidado.

2 comments
  1. Tiago, parabéns pelo compartilhamento de conhecimento! Adoramos seu conteúdo! Uma dúvida, a hospedagem WPDash é individual para cada site?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo...
Mapa Explicativo do HTTP 2 e o HTTP 1.1
Leia Mais

HTTP/1.1 versus HTTP/2

Índice Compressão automáticaSomente os headers que mudam são re-enviados no HTTP/2Paralelização de requestsPriorização de requestsServer PushSegurançaTeste seu site…